oddspedia

Novo Golf 9 será totalmente elétrico em 2028 com versões GTI e R

golf gti 380 2024 3

Como falamos recentemente, o Novo Golf 8 sofre com sua impopularidade e faz o modelo clássico da VW ser colocado em questão diante da eletrificação, enquanto rumores diziam que a nona geração ainda manteria os motores a combustão.

Contudo, a revista inglesa Autocar recebeu informações no Salão de Munique 2023 sobre a próxima geração do best seller da Volkswagen, cujo nome é um ativo precioso para o fabricante de Wolfsburg.

O que se descobriu é que o Novo Golf 9 chegará somente em 2028, um atraso considerável, mas em relação ao produto e sim sobre onde ele irá operar, que no caso é a chamada plataforma SSP.

O Golf 9 será o primeiro carro da Volkswagen com essa nova plataforma que promete ser bem mais eficiente e barata em comparação com a MEB atual.

Detalhes foram revelados por Oliver Blume, CEO da VW, que disse: “A arquitetura SSP equilibrará a necessidade de escala e padronização com diferenciação e velocidade”.

Com arquitetura 100% elétrica e digitalizada, a SSP garantirá ao Golf de nona geração, um sistema elétrico de 800 volts com carregadores externos de no máximo 175 kW para recarga rápida de até 80%.

Segundo a VW, a SSP permite recarga de 12 minutos contra 35 minutos da atual MEB, permitindo assim viagens longas com um carro elétrico que precisa estar em sintonia com a realidade do momento.

vw id3 oficial 21 1

Para isso, a SSP garantirá ainda alta demanda de serviços a bordo com a comercialização de funcionalidades que darão renda extra para a VW ao longo do tempo de uso do veículo.

A plataforma terá ainda baterias de lítio unificadas, que ajudarão a reduzir o custo de produção da SSP em 30% em relação à MEB atualmente.

Thomas Schäfer comentou: “A marca sempre tem que se reinventar e trazer coisas novas. Quando trazemos uma nova versão de algo, é melhor que seja uma ótima interpretação com os recursos mais recentes.”

Já sobre o ID.3, o hatch atual é visto pela VW como um “Golf Plus”, só que elétrico e deve conviver com a próxima geração do Golf, que será mais baixo e com capô mais pronunciado que o elétrico de hoje.

Por fim, as versões esportivas GTI e R continuarão, com o GTI tendo tração dianteira e o R mantendo sua força nas quatro rodas.

Schäfer comentou: “No futuro, ensinamos ao mundo o que é um GTI e dissemos ao mundo o que é o R, então seria ridículo reeducar as pessoas [sobre os VWs de desempenho]”.

O chefe da VW finalizou: “O GTI com [o] Golf sempre foi lendário. Nós continuaremos. Precisamos de substância para isso, com desempenho. Estamos trabalhando em um modelo de desempenho com veículos elétricos para levar o GTI adiante.”

[Fonte:Autocar]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no oddspedia, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X

oddspedia Mapa do site