Golden Queen

Novo Fiat Panda elétrico será fabricado na Sérvia para reduzir custos

panda 26 project 1
panda 26 project 1

O presidente sérvio Aleksandar Vucic revelou que a Stellantis deverá produzir no país eslavo, a versão elétrica do Novo Fiat Panda, modelo amplamente esperado na Europa, dado seu preço acessível.

A Sérvia tem uma planta de produção em Kragujevac, onde foram feitos diversos modelos da Fiat, sendo o mais recente o Fiat 500L.

Vucic afirmou que o comércio entre Sérvia e Itália será reforçado com a presença do Novo Panda elétrico, porém, o presidente sérvio não deu nenhuma data específica para o lançamento da produção.

A declaração de Vucic foi feita após encontro com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, o que indica que a Stellantis de alguma forma está envolvida na declaração.

Pelo que se sabe oficialmente, é que o Novo Panda será fabricado pela Fiat perto de Nápoles, onde o atual modelo é feito e a Stellantis tem compromisso com a Itália para manter uma produção consistente na península.

panda 26 project 2
panda 26 project 2

Em 2022, a Stellantis e a Sérvia firmaram um acordo de € 190 milhões para produção de carros elétricos no país, que tem custo de mão de obra inferior ao da Itália e Polônia.

Recentemente, Olivier François, CEO da Fiat, afirmou que o Novo Panda chegará ao mercado europeu em 2024, mais precisamente em julho, trazendo consigo uma versão elétrica.

O Novo Panda promete ser mais barato que o Novo C3 da Citroën e a versão elétrica pode chegar ao continente com preço abaixo de € 20.000, mas não muito distante da proposta do francês.

Com ele, o Novo Panda compartilhará a plataforma modular CMP modificada, já dentro do plano futuro da Stellantis, sendo ela chamada STLA Small.

De porte semelhante ao Novo ë-C3, o Panda elétrico terá uma bateria pequena e motor elétrico igualmente com potência reduzida, ou seja, com números inferiores aos do Citroën, que tem 113 cavalos e bateria de 44 kWh.

Isso ajudaria a reduzir seu custo e deixá-lo ainda mais barato em comparação com o primo do duplo chevron.

[Projeção: KDesign AG/Fonte: ANE]

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Golden Queen, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X

Golden Queen Mapa do site