esportenet.bet

Mesmo nunca usado, estepe tem prazo de validade?

novo toyota prius avaliação NA 25

Estepe tem prazo de validade?

Quando se compra um carro usado, geralmente um dos pontos mais explorados pelo vendedor na hora de convencer a pessoa de que o carro é uma joia rara e então fechar o negócio é de que o estepe nunca utilizado, especialmente se for o estepe original do veículo, do jeito que veio de fábrica.

No entanto, se o automóvel tiver mais de cinco anos, adianta ele ter um estepe novinho no porta-malas?

Sim, isso é válido porque o pneu não tem uma vida útil, o que ele tem é um prazo de garantia. Esse prazo de garantia do pneu em geral é de cinco anos, conforme a recomendação da maioria dos fabricantes.

O que aconteceu foi que muitos começaram a interpretar esse prazo como validade, o que, segundo os fabricantes, não é verdade.

Tudo bem que o desgaste por uso não é o único fator que limita a vida de um pneu. Outro fator que é muito importante é que a borracha se degrada com o tempo por causa de fatores externos, como umidade, luz solar, temperatura e ozônio presente no ar.

Mas mesmo assim, esse desgaste não chega a comprometer o funcionamento do pneu por causa de ressecamento da borracha, perda de elasticidade, endurecimento e também rachaduras eventuais.

De qualquer maneira, cabe o bom senso. Se você tiver aí na sua casa um pneu com, digamos, 10 anos de fabricação, e já estiver todo ressecado, pode ser interessante descartá-lo, pois os pneus são o único ponto de contato do carro com o solo.

Será que vale a pena usar um pneu velho e ressecado só para economizar um trocado? Fica o questionamento.

Os fabricantes indicam a idade do pneu através da sigla DOT, presente na lateral do material rodante. Ela é acompanhada de quatro números, sendo que os dois primeiros indicam a semana de produção e os dois últimos o ano.

Assim, como exemplo, um pneu com DOT 2310 indica que sua fabricação ocorreu na vigésima terceira semana do ano de 2010. A garantia dos fabricantes de pneus é de cinco anos, mas na Europa, por exemplo, as marcas indicam até seis anos de uso.

Fica então o bom senso a cargo de todos, para analisar o pneu e decidir se já é hora de descartá-lo ou não.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!
CategoriasSem categoria

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no esportenet.bet, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X

esportenet.bet Mapa do site