War Of Dragons

Dacia: era Logan atinge 8 milhões e influencia emergentes

dacia 1

A marca romena Dacia era mais uma das bandeiras eslavas pós-fim do Pacto de Varsóvia e como a Skoda, prosperou sob o mando de fabricantes da Europa Ocidental, no caso a Renault.

Tendo recebido atenção do então presidente da Renault Carlos Ghosn, a Dacia recebeu o Logan como uma promessa de carro barato para conquistar leste e oeste do continente.

De 2004 para cá, a Dacia já alcançou 8 milhões de carros vendidos e influenciou não só parte do mercado europeu, como principalmente mercados emergentes.

logan 2011 10

A “era Logan” fez e ainda continua fazendo a Dacia andar num caminho solitário como única marca de custo-benefício com ultra baixo custo da União Europeia.

Apoiada pela engenharia da Renault, a Dacia logrou sucesso em meio ao então rico mercado europeu, transitando mesmo em época de crise e agora na eletrificação do bloco.

Com preços abaixo das marcas tradicionais, a Dacia teve êxito com carros como Sandero e Duster, assim como Dokker, Jogger, MCV, Lodgy, entre outros.

stepway 10 9

Focando somente no necessário, a Dacia ignora as tecnologias empregadas nas marcas tradicionais, assim como tem uma mecânica quase que essencialmente 1.0 litro.

Só recentemente surgiu o primeiro híbrido da Dacia, o Jogger, mas ele é apenas um passo fora da estratégia da marca, que é ser bem simples e barata.

Com produção até no Magreb para ter mão de obra mais em conta, a Dacia é considerada a galinha dos ovos de ouro da Renault, com margem desconhecida.

renault duster 2012 1

Os projetos para ela acabaram influenciando mercados emergentes da Renault, como Brasil, Argentina, Colômbia, Turquia, Marrocos, Rússia e até na Índia, sem contar o Irã.

Aqui, a Renault mudou seu portfólio, trocando o lineup francês pelo romeno e assim alcançando um sucesso que nunca teve anteriormente.

Apesar das críticas veladas por muitos, os carros da Dacia sob o losango tiveram êxito por aqui e na Europa, mostram ser necessário num ambiente de economia instável.

[Fonte:Auto Plus]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do WhatsappeCanal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no War Of Dragons, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X

War Of Dragons Mapa do site